Os Laboratórios de Educação Digital (LEDs), criados no âmbito do PRR e coordenados pela Direção-Geral da Educação, foram concebidos para apoiar todas as escolas que integrem o 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e o ensino secundário. De acordo com a DGE, os LEDs têm como finalidades principais: Apoiar a capacitação docente para o uso pedagógico das tecnologias digitais. Fomentar metodologias ativas e inovadoras no processo de ensino-aprendizagem. Garantir a transversalidade curricular na utilização de ferramentas digitais. É importante sublinhar que estes espaços não se destinam apenas aos docentes de Informática. Os LEDs são recursos comuns, disponíveis a todos os grupos de recrutamento: Línguas, Ciências, Humanidades, Artes, Educação Física, Educação Especial, entre outros. Cada professor pode — e deve — utilizar este espaço para criar cenários de aprendizagem digitais adequados à sua disciplina, potenciando práticas interdisciplinares.
Serão realizadas, no ano letivo de 2025/2026, 3 momentos de formação para os Leds disponíveis nas unidades orgânicas associadas (Tipo I, Tipo II e Tipo III). As sessões serão de curta duração (3 horas) e sempre em regime presencial.
Nos três momentos dedicados aos três tipos de LEDs, as ações decorrerão em simultâneo nas escolas aderentes, assegurando uma dinâmica conjunta e articulada entre as diferentes unidades orgânicas. Cada sessão será concebida e dinamizada pela equipa pedagógica da escola anfitriã, assegurando uma ligação direta às realidades locais e valorizando o papel dos docentes como formadores. A organização, divulgação e recolha de inscrições estará a cargo do CFAEBI. As formações terão participação aberta a docentes de diferentes escolas associadas, promovendo a partilha de experiências e a disseminação de boas práticas. Cada encontro abordará a aplicação prática dos LEDs em diferentes áreas disciplinares, evidenciando a funcionalidade transversal (exemplos: storytelling digital em Línguas; utilização de sensores em Ciências; realidade aumentada em História; multimédia em Artes; tecnologias de movimento em Educação Física). Sempre que possível, as atividades terão por base os cenários de aprendizagem e recursos disponibilizados pela DGE, adaptados ao contexto de cada instituição. Será incentivada a colaboração entre docentes de diferentes áreas, criando cenários de aprendizagem que possam ser replicados noutras escolas. No final de cada sessão, recolher-se-á feedback qualitativo dos participantes, permitindo avaliar resultados, identificar dificuldades e ajustar futuras ações.
A implementação do projeto LEDs em Rede – CFAEBI 25/26 representa uma oportunidade de transformação cultural e pedagógica nas escolas da Beira Interior. Ao apostar numa utilização verdadeiramente transversal dos Laboratórios de Educação Digital, o CFAEBI afirma-se como motor de inovação, valorizando todos os docentes e incentivando práticas que colocam os alunos no centro do processo de aprendizagem. Mais do que um ciclo de formações, esta iniciativa é um roteiro coletivo para a modernização do ensino, assente na cooperação, na criatividade e no compromisso de preparar os jovens para os desafios do futuro digital. Fonte: https://led.dge.medu.pt/